top of page

Recursos

Dia 9 de maio, às 11h no Auditório 1 do CECH (AT2)

Proposta metodológica para a criação e análise de definições terminológicas

Mirella de Souza Balestero

​

Este trabalho é uma proposta de recurso na área dos estudos do léxico, cujo objetivo é auxiliar tanto pesquisas lexicográficas quanto terminográficas a criar e/ou analisar definições de dicionários comuns ou dicionários de especialidades a partir dos resultados da minha pesquisa de iniciação científica, que consistiu na criação e análise de definições terminológicas do domínio da Agropecuária.
 

Palavras-chave. Léxico. Definição. Terminologia.

Letramento Crítico: confrontando perspectivas teóricas

Rogério Macedo de Oliveira

​

O presente recurso envolve a utilização de quadros remissivos relevantes à análise ou produção de atividades destinadas à leitura e interpretação textuais sobretudo no âmbito da Educação Básica. Frutos de uma pesquisa de mestrado desenvolvida junto ao Programa de Pós-Graduação em Linguística (PPGL-UFSCar), tais quadros foram elaborados a partir da leitura de significativas referências associadas às teorias do Letramento Crítico e apresentam semelhanças e diferenças entre duas perspectivas (tradicional e redefinida) referentes a tal campo teórico.


Palavras-chave. Leitura. Letramento Crítico. Perspectivas teóricas.

Um anotador de papel semântico baseado em regras para construções com verbo suporte

Ryan Marçal Saldanha Magaña Martinez

​

O recurso utiliza matrizes léxico-gramaticais de construções com verbo suporte desenvolvidas recentemente para o português brasileiro para buscar padrões correspondentes nas estruturas sintáticas do parser PALAVRAS, atribuindo aos constituintes etiquetas em formato PropBank. São discutidas as funcionalidades e limitações do recurso, incluindo as estruturas com as quais é capaz de lidar e seu tempo de execução, tal como suas perspectivas de aplicabilidade futura no desenvolvimento de corpora para processamento de papel semântico e tratamento de construções com nomes predicativos.
 

Palavras-chave. Processamento de Língua Natural. Papel Semântico. Verbo Suporte.

Estudo dos (falsos) diminutivos e (falsos) aumentativos do português do Brasil

Roana Rodrigues​

​

Este recurso refere-se à descrição minuciosa e formalizada em tabelas binárias dos lexemas terminados em -inho/- inha e -ão/ona do português do Brasil. Resultado de duas pesquisas de iniciação científica, os dados apresentados classificam os lexemas em duas principais classes: diminutivos/aumentativos e falsos diminutivos/falsos aumentativos, além de apresentar algumas propriedades semânticas relevantes associadas a cada sufixo. Espera-se que os dados formalizados possam ser utilizados para aplicações em outras áreas do saber.

​

Palavras-chave. aumentativos e diminutivos. morfologia. sufixos.

bottom of page